Os abajures não são apenas fontes de luz; são expressões de estilo. Das linhas elegantes de designs contemporâneos aos detalhes ornamentados dos abajures tradicionais, cada estilo traz seu toque único. Uma luminária com uma base esculpida ou um abajur de formato incomum pode servir como ponto de partida para uma interessante conversa.
O segredo é explorar esses estilos e encontrar aquele que corresponda ao seu gosto e ao seu ambiente.
Clássico é o estilo de decoração que se baseia nos estilos europeus dos séculos XVIII e XIX, com constantes noções de simetria, harmonia e adornos para a composição dos ambientes. O clássico é exatamente o que parece: um estilo de casa tradicional, acolhedor, reconfortante e familiar, enraizado nas tradições do passado, sem ser específico de um único período de tempo. O estilo clássico é atemporal e sem lugar, confortável e organizado, mas não necessariamente muito sofisticado.
Nascido em resposta à era industrial, o art nouveau ganhou força por volta de 1895 e durou até 1920. O estilo art nouveau é inspirado na natureza e em suas formas orgânicas com linhas predominantemente curvas. Os elementos de design são baseados na flora e na fauna, em formas assimétricas.
Ao longo das três primeiras décadas do século XX, o modernismo adotou o princípio definidor de que a forma segue a função, o que significa que a finalidade dos objetos determina o seu design. Baseia-se na utilidade, na produção em massa e muitas vezes apresenta um design minimalista. Num período histórico de escassez, o modernismo contou com inovações criativas provocadas pela falta de materiais e de fabricação especializada, que deram origem a grandes ícones do design mundial. Os elementos de design são formas geométricas simples e linhas horizontais.
Surgindo na década de 1920, o art déco rejeitou o foco prático do modernismo em favor do extremo luxo e exclusividade. Os elementos de design Art Déco são baseados em linhas geométricas rigorosas com longos frisos horizontais, futurismo simplificado e simetria. O estilo art déco utiliza materiais sofisticados e apresenta uma arteania magistral que não poderia ser replicado em massa. A opulência do art déco terminou com o início da Segunda Guerra Mundial.
O modernismo de meados do século nasceu nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 60, quando a Europa se reconstruía após a guerra. Baseia-se na utilidade e na produção em massa do início do modernismo, mas rejeita noções rígidas de forma e função geométricas. Em vez disso, os elementos de design inspiram-se na cultura do modernismo com novos materiais e produção artesanal, tornando os designs mais acolhedores e humanos.
A agitação social da década de 1970 deu origem ao estilo pop e pós-modernista. O pós-modernismo, dito de forma simples, rejeitou o modernismo e o seu princípio de que a forma segue a função. A liberdade criativa é a base deste estilo. A arte e a cultura pop influenciam fortemente o design. Nenhum material ou forma está fora dos limites na criação nesse estilo.
O estilo contemporâneo refere-se ao momento e à estética atuais, o que significa que está em constante evolução.
As características deste estilo incluem linhas curvas e limpas, materiais naturais, contrastes nítidos, tons neutros e atenção ao conforto. Contemporâneo é o estilo que se baseia nas últimas tendências de design.
O estilo contemporâneo abraça a linha minimalista com foco na simplicidade e nos elementos de alta qualidade em um espaço bem ordenado. Contemporâneo apresenta ambientes com “tudo no seu lugar”, e design rico em funcionalidade e estética, sem excessos.